sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dossiê limpeza de pele: especialistas explicam benefícios e dão dicas para prolongar resultados


Dossiê limpeza de pele: especialistas explicam benefícios e dão dicas para prolongar resultados


Indicada para a remoção de cravos e células mortas, a limpeza profissional deixa a pele mais homogênea e saudável
  • Indicada para a remoção de cravos e células mortas, a limpeza profissional deixa a pele mais homogênea e saudável
Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado. Sim, pele lisinha, profundamente limpa e livre dos sinais de acne. O procedimento é uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada superficial, o que na prática significa mais saúde, higiene e beleza para a cútis. Não à toa, esse tipo de tratamento envolve alguns aspectos importantes, como a frequência com que deve ser realizado, quem pode fazer, que tipos de pele se beneficiam mais, e alguns cuidados cotidianos e pós-procedimento que favorecem e prolongam os resultados. Para esclarecer esses e outros fatores, UOL conversou com três profissionais, com vasto conhecimento sobre o assunto: o dermatologista Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo em Evidência; a esteticista Cristina Amedor Pedrosa Pedro, docente do curso técnico em Estética do Senac Osasco; e a dermatologista Paula Penna – todos de São Paulo.

Quais são os principais benefícios da limpeza de pele?
Marcelo Bellini: A limpeza de pele é indicada, principalmente, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne.

Com que frequência deve ser feita?
Marcelo Bellini: Em geral, indicamos a cada 30 ou 40 dias, que é o intervalo de renovação da pele. Já nos casos de acne com muitos cravos, inicialmente indicamos uma vez a cada 15 dias e, depois, passamos para uma vez a cada 40 dias, como manutenção.
Paula Penna: Se for uma pele com muitos cravos, pode ser até uma vez por mês. Agora, quem estiver usando creme com agentes esfoliantes e não tiver cravos, muitas vezes, nem é preciso fazer a limpeza de pele.

Existe alguma contraindicação?
Marcelo Bellini: A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Para aquelas pessoas que fazem raramente, existe uma época do ano que seja melhor fazer a limpeza de pele?
Marcelo Bellini: Não. O único cuidado que se deve ter é o de não tomar sol por dois ou três dias após a limpeza.
Paula Penna: Geralmente no verão ou logo após voltar da praia são períodos indicados, pois o calor e o uso do protetor solar várias vezes por dia, que é o correto, acabam deixando a pele com mais cravos e mais oleosa, o que, em muitos casos, a torna mais grossa e pesada.

Quanto ao tipo de pele, alguma se beneficia mais e outra menos com a limpeza de pele?
Cristina Pedro: Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.
Paula Penna: Sim, quem tem a pele mais oleosa, pois é quem acaba tendo mais cravos. A pele mais seca acaba se beneficiando mais com as hidratações, feitas com uma esfoliação prévia, para afinar a pele e facilitar a absorção dos hidratantes.

É verdade que quem tem muita espinha deve evitar o procedimento?
Marcelo Bellini: Sim, pois podem deixar cicatrizes. O correto é realizar um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e orais. Sessões semanais com luzes de LED – que controlam a atividade sebácea, possuem ação secativa e reduzem as inflamações – associadas com máscaras secativas também são recomendadas. Pode ser realizado também peeling de ácido salicílico. Todos devem ser feitos em consultório com um dermatologista.
Paula Penna: Se as espinhas estiverem muito infeccionadas sim, pois a pele pode estar contaminada e, mesmo com a correta higienização, pode acontecer de espalhar essas bactérias.

Quais profissionais são habilitados para fazer uma limpeza de pele?
  • Thinkstock
    Especialistas ressaltam que a limpeza de pele deve ser feita apenas por profissionais treinados
Marcelo Bellini: Esteticistas com boa formação e fisioterapeutas com formação dermatofuncional. Pois estes profissionais possuem treinamento específico para identificar os problemas e realizar o tratamento da melhor maneira possível.

Existe alguma maneira de escolher corretamente uma esteticista para esse procedimento?
Marcelo Bellini: Por meio da indicação de alguém que já tenha realizado o procedimento e, geralmente, esteticistas que trabalham em clínicas dermatológicas.
Cristina Pedro: Dar preferência a profissionais com formação técnica em cursos profissionalizantes.

A pele se renova a cada 28 dias. Qual a relação desse ciclo com a importância da limpeza de pele?
Marcelo Bellini: É fundamental realizar no intervalo de 30 a 40 dias uma nova limpeza, para desintoxicar, remover células mortas e controlar a oleosidade.
Cristina Pedro: Esse é o período indicado para a realização da limpeza, pois o processo torna-se mais efetivo, já que a cada 28 dias as células matrizes da epiderme geram novas células que chegam à superfície nesse período, o que torna mais eficaz a ação da limpeza de pele.

Alguma dica para a higienização do rosto em casa, nos dias após a limpeza de pele?
Cristina Pedro: É importante realizar os cuidados diários para higienizar a pele. Cuidar da pele deve ser um hábito realizado pelo menos duas vezes ao dia. Isso favorece uma pele saudável. Para os cuidados diários, os produtos devem respeitar o biotipo de pele (seca, oleosa...). Os cuidados diários são: higienizar e demaquilar, para tirar as impurezas e maquiagem; tonificar, para equilibrar o pH; hidratar ou nutrir a pele, acompanhado com fator de proteção solar adequado (de dia).

Quem nunca faz limpeza de pele, deve fazer algum procedimento específico regularmente em casa para evitar poros entupidos e acúmulo de células mortas?
Paula Penna:
 Sim, pode usar um creme noturno com poder esfoliante, como os que contêm ácido retinoico, glicólico ou salicílico, indicado por um dermatologista. Ou fazer algum tipo de esfoliação com sabonete abrasivo ou com bucha específica para o rosto, uma vez por semana, seguida de uma hidratação.

É verdade que se deve evitar a aplicação de produtos oleosos e à base de ácidos nos dias posteriores à limpeza de pele?
Paula Penna: Isso depende do tipo de pele. Se for seca, os produtos mais oleosos são liberados; se for oleosa, são proibidos. Alguns produtos muito oleosos como óleo de amêndoas, não são recomendados nunca, nem para quem tem a pele muito seca, pois acabam entupindo os poros. O uso de ácidos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore.

Por que é melhor evitar a limpeza de pele quando a pessoa se expõe ao sol?
Paula Penna: O melhor seria evitar a limpeza de pele antes da pessoa se expor ao sol, pois, geralmente, acabamos esfoliando e afinando a pele junto com a limpeza e a cútis mais fina pode manchar com o sol, principalmente se ela estiver vermelha e irritada.

Gestantes podem fazer limpeza de pele?
Marcelo Bellini: A limpeza de pele não é contraindicada para gestantes, no entanto deve-se evitar o uso de produtos que contenham ácidos, que são absorvidos pela pele. É importante também evitar a exposição ao sol logo após a limpeza, pois é maior a chance de manchar a pele.

Ácido retinoico e derivados continuam imbatíveis na luta contra o envelhecimento; veja como usar

Embora muitos compostos tenham sido descobertos nos últimos anos para diminuir rugas e flacidez facial, a verdade é que os retinoides continuam imbatíveis como as mais poderosas armas nessa linha de combate. Sua família inclui o ácido retinoico e seus derivados, o retinol e o retinaldeído. “O ácido retinoico, também conhecido como Vitamina A ácida ou tretinoína, é um dos ativos que mais apresentam estudos comprovando eficácia no rejuvenescimento cutâneo”, ressalta Fernanda Sanchez (RJ), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pós-graduada em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Também, não é para menos: o ácido retinoico, o retinol e o retinaldeído promovem renovação celular, estimulam a formação de colágeno, reorganizam as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhoram a irrigação sanguínea da pele. Resultado: superfície mais lisa e firme, com menos linhas.

O ácido retinoico, por ser tão potente, é fotossensibilizante, deixando a epiderme fina e sensível e exigindo distância do sol. Já o retinaldeído, precursor direto do ácido retinoico (ou, seja, quando aplicado na face se converte nele), não provoca tanta irritação e costuma ser melhor tolerado. O retinol, por sua vez, também é um precursor, e precisa ser convertido em retinaldeído e depois em ácido retinoico pelas enzimas da pele.
Confuso? Bem, o que interessa, mesmo, é que essa turma de retinoides pode fazer muito por você ao retardar os sinais de envelhecimento. “Além das propriedades já citadas, eles regularizam a pigmentação, clareando manchas”, salienta Erika Voltan (SP), membro das Academias Brasileira e Americana de Dermatologia. E tudo isso, ela assegura, após três a seis meses de uso sistêmico, em geral à noite.

Guia de compras: Produtos com retinoides para combater os sinais do envelhecimento



Foto 1 de 15 - Retinol 0.3, SkinCeuticals - Creme noturno renovador de alta potência com retinol puro a 0,3% - a mais alta concentração permitida pela Anvisa para produtos cosméticos. Sua textura é leve, não resseca a pele e não obstrui os poros. Preço sugerido: R$ 185. SAC: 0800 701-7371 | Preços pesquisados em agosto de 2012 e sujeitos a alterações Mais Divulgação

Efeitos colaterais
Para ficar muito mais jovem, a pele sofre um pouco: em geral há eritema, quer dizer, vermelhidão no local, seguida de ressecamento e descamação. Esta esfoliação, diga-se de passagem, é bem-vinda porque renova a superfície. “Algumas pessoas podem sentir queimação, coceira e dermatites, que deixam a região inflamada”, destaca Erika, observando que tais sintomas ocorrem mais no caso do ácido retinoico. Por isso, pessoas de pele sensível ou com tendência a ressecamento que queiram se valer do tratamento devem optar pelos precursores do ativo – ou seja, o retinol ou retinaldeído. “A exposição solar fica terminantemente proibida, pois, como já foi dito, há total intolerância aos raios ultravioleta.” O uso de filtro solar com fator de proteção alto (FPS 50 no mínimo) é obrigatório e, para quem não puder evitar o sol, é recomendável interromper o uso dos retinoides.

Uma boa dica para não piorar a sensibilização é evitar, no período, a utilização de itens como loções adstringentes ou tônicas – principalmente as que contenham álcool –, esfoliantes, sabonetes abrasivos e esponjas. “Vale, também, intercalar o emprego com hidratantes ou cremes com princípios tensores ou vitaminas, aplicando o cosmético com retinoides apenas duas ou três vezes por semana, por exemplo”, aconselha Érika. E não precisa deixar a noite inteira: caso a epiderme esteja reagindo muito, remova o produto após duas ou três horas. “Alguns pacientes apresentam efeitos colaterais somente no início; depois, a pele se acostuma. Por isso, o médico, em geral, inicia a terapia com doses baixas e vai aumentando gradativamente.”

Acompanhamento médico
Importante: o dermatologista deve prescrever e acompanhar o tratamento que incluir ácido retinoico, que é considerado um medicamento. O rigor é menor em relação ao retinol e retinaldeído, classificados como cosmecêuticos, porém a supervisão profissional também é indicada. Como dicas de uso, anote: devem ser usados à noite (exceção para alguns produtos de uso diurno); em uma camada bem fina, e convém evitar a área próxima aos olhos e o pescoço. “De manhã, tem que remover com água e sabonete líquido suave e, logo em seguida, aplicar filtro solar com FPS 50”, enfatiza Fernanda Sanchez. Se acontecer irritação na epiderme, uma boa forma de aliviar o desconforto é borrifar água termal.

Quem não pode aderir a esse tipo de produto: menores de 12 anos, pessoas que apresentam hipersensibilidade aos componentes, grávidas e mulheres em fase de amamentação. Pacientes com rosácea (doença de origem vascular caracterizada por vermelhidão, vasos finos avermelhados, edemas e pápulas) também devem evitar. “A depilação com cera na face só pode ser realizada após o creme ter sido suspenso por sete dias”, adverte Fernanda, observando que as peles oleosas são as que melhor suportam o tratamento.

Peelings ajudam a recuperar a pele após estragos de verão; veja como escolher

  • Com o excesso de exposição solar no verão, a pele sofre as consequências, podendo manchar, ressecar ou até ganhar mais linhas finas e rugas; os peelings ajudam a amenizar esses problemas
    Com o excesso de exposição solar no verão, a pele sofre as consequências, podendo manchar, ressecar ou até ganhar mais linhas finas e rugas; os peelings ajudam a amenizar esses problemas
A chegada do inverno é o período ideal para fazer tratamentos mais potentes no rosto e reparar os danos causados ou intensificados pela exposição ao sol e demais agentes externos durante o verão, caso de manchas, linhas finas, rugas, falta de brilho, ressecamento e acne. Mas, tudo isso pode ser resolvido com peeling, o terceiro procedimento mais realizado no Brasil, ficando atrás apenas do preenchimento e da aplicação de toxina botulínica, segundo pesquisa de 2009 do Instituto Datafolha encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia. “Volta e meia surgem novos ativos e os clássicos são aperfeiçoados trazendo resultados cada vez mais satisfatórios e sem afastar a pessoa da rotina”, justifica o dermatologista Alexandre Okubo, de São Paulo, que junto com outros especialistas explicam como funciona algumas das melhores opções para recuperar a saúde e a beleza do seu rosto.

Falta de brilho
Para resolver o problema, que aparece devido à desidratação provocada pelo sol, o dermatologista Alexandre Okubo, da Clínica Prime Medicina, em São Paulo, sugere o easy peel. Elaborado com os ácidos tricloroacético, cítrico e L-ascórbico, ele provoca uma descamação suave na pele que elimina as células mortas para que as novas fiquem na superfície. “Isso é suficiente para deixar o rosto mais iluminado, claro e com coloração uniforme na primeira sessão, apesar de serem indicadas quatro, com intervalo de sete a dez dias entre elas”, diz o médico. Segundo ele, o tratamento não leva mais do que 15 minutos, causa um leve ardor e pode deixar o rosto um pouco avermelhado por até duas horas. Quem está grávida ou amamentando não pode fazer.

Ressecamento
  • Feitos em consultórios dermatológicos, os peelings têm níveis de descamação e irritabilidade variáveis
O alkapeel é uma boa pedida. “Trata-se de um peeling alcalino suave que reage com a gordura do rosto a fim de facilitar a remoção da camada mais externa da pele que está ressecada”, explica o dermatologista Alexandre Okubo. Para isso, o médico espalha o produto no rosto (o que leva 15 minutos) e, na sequência, passa um creme com ativos hidratantes e regeneradores. “O tratamento não dói nem arde, no máximo, deixa uma discreta vermelhidão por alguns minutos em quem tem pele sensível”, garante o médico. A desidratação é atenuada logo de cara, mas para ser efetiva é necessário fazer entre duas e cinco sessões, sendo uma a cada duas ou três semanas. Em tempo: quem tem acne inflamada ou alguma irritação na pele, está grávida ou amamentando não deve fazer o procedimento.

Acne
Apesar da radiação ultravioleta agir como um antibactericida natural, secando ou melhorando as espinhas, há casos em que elas pioram. “Isso porque o calor ativa a produção de sebo, o que favorece a proliferação dos germes causadores da acne, assim como o uso de filtro solar oleoso”, diz a dermatologista Regina Schechtman, do Rio de Janeiro. Nesses casos, ela indica o peeling que combina resorcinol e os ácidos salicílico, retinoico e lático. “Além de eliminar o excesso de oleosidade, o procedimento elimina as células que estão inflamadas por meio da descamação e permite que outras novas surjam no lugar”, completa a médica. O tratamento, que é feito entre 20 e 30 minutos, deixa a pele vermelha e descamando por até sete dias, que é quando o resultado aparece. A recomendação é fazer entre três e cinco aplicações, sendo uma a cada sete ou 15 dias. “Há uma melhora de 50% a 80% da acne. O restante pode ser resolvido com tratamento em creme ou comprimido conforme a intensidade do problema”, diz Regina, que avisa que esse peeling não pode ser realizado por quem tem lúpus, vitiligo, psoríase, está grávida ou amamentando.

Linhas finas
Se elas ficaram mais evidentes por causa do sol, a dermatologista Leila Mussa Ribeiro, de Três Lagoas (MS), recomenda fazer um peeling de ácido retinoico entre 1% e 5%. “Além de provocar uma descamação suave, o procedimento estimula o colágeno, deixando a pele mais saudável, viçosa e lisinha”, conta. A sessão é tranquila: basta o médico limpar a pele e espalhar o ácido, que só vai ser enxaguado entre quatro e seis horas depois, quando já estiver em casa. “Durante a aplicação, a pessoa sente apenas um leve ardor. Já a vermelhidão, a descamação e o ressecamento surgem na primeira semana. Passada essa fase, já dá para notar a melhora da pele”, afirma Leila, que avisa que o número de sessões e o intervalo entre elas variam de pessoa para pessoa, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal, desde que não tenha sensibilidade ao ácido retinoico nem predisposição a manchas ou seja muito branquinha.

Rugas
Quando elas dão as caras, a dermatologista Carmem Durazzo, da Cliniderm, em São Paulo, costuma associar dois peelings. “Primeiro, aplico um mais suave, à base de resorcinol e ácidos salicílico, retinoico e lático, para descamar a pele. Logo em seguida, espalho o ácido tricloroacético (ATA) 25% ou 35% para atingir as camadas mais profundas e ativar o colágeno”, esclarece a médica. De acordo com ela, o segundo peeling causa desconforto mas como ele é removido no próprio consultório, em poucos minutos, é bem tolerado. Em média, são necessárias entre três e quatro sessões, com intervalos de 30 a 45 dias entre elas. “É preciso ressaltar que o rosto descama por dez dias, a pessoa fica proibida de se expor ao sol nesse período e necessita manter a pele hidratada e protegida com FPS 30+”, avisa Carmem. Em tempo: as rugas dão uma boa suavizada, mas não desaparecem totalmente. Além disso, quem tem alergia à substância clareadora hidroquinona e está bronzeada não pode fazer.

Manchas
Se o verão deixou sua marca mais escura ou fez surgir alguma que estava escondida (geralmente, isso acontece em quem tem facilidade para manchar a pele), a dermatologista Fernanda Sanchez, do Rio de Janeiro, indica o melanoblock. Composto pelos ácidos retinoico, azelaico, kójico e glicerritinico, além de arbutin, glabridina e extrato de brassica napus, ele serve tanto para estimular a descamação do rosto e combater a irritação quanto para inibir e diminuir a quantidade do pigmento responsável pela cor escura. “Para isso, o melanoblock deve permanecer em contato com a pele por 24 horas, período em que é comum arder ou pinicar. Após o enxágue, o rosto fica sensível, avermelhado e descama por uma semana”, avisa a dermatologista. Segundo ela, uma única aplicação elimina manchas superficiais, enquanto as mais profundas são apenas clareadas. “O tratamento pode ser feito por brancas, morenas e negras, exceto gestantes ou quem tem alergia a um dos componentes da fórmula”, completa.

Seios exigem cuidados especiais, mas os cosméticos não fazem milagres

Os cosméticos para a área dos seios prometem mais firmeza, melhor sustentação, definição de contorno e até mais volume. Mas melhor não se iludir. De acordo com especialistas, nenhum desses efeitos é alcançado apenas com os cremes tópicos. “Não acredito nessas promessas, os cosméticos têm outros benefícios", afirma a dermatologista Fernanda Tassara, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A médica explica que os cosméticos melhoram a textura da pele porque têm o efeito de hidratar. Também previnem a flacidez ao estimular a formação colágeno e, se tiverem ativos clareadores na formulação, tornam o tom da cútis uniforme. “Os cremes atuam na superfície cutânea, o que garante hidratação e melhora da qualidade da pele. Mas eles não têm poder de agir sobre a sustentação ou volume dessa região”, afirma a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.

E as estrias?

HIDRATAÇÃO JÁ

Quatro motivos para não esquecer do hidratante
Previne o aparecimento de estrias
A textura da cútis fica mais macia e suave
A pele fica mais resistente
A área fica mais bonita e bem tratada
Esse é um problema para ser tratado em consultório, com tecnologia específica, que, aliás, tem se mostrado bastante eficaz nos últimos tempos. “No caso das estrias, os cosméticos funcionam como um complemento dos tratamentos feitos pelo médico. Eles não amenizam as estrias quando usados isoladamente, mas, claro, previnem”, ressalta Fernanda Tassara.
Sim, os cremes específicos podem ajudar a prevenir as estrias. Juliana Neiva explica que a epiderme e a derme -as duas camadas mais externas da pele- são muito finas na região dos seios, e a hidratação torna a cútis mais resistente. Assim, hidratar os seios é importante principalmente durante a adolescência e a gravidez, períodos em que a pele sofre estiramentos e a propensão a ter estrias aumenta.

Guia de compras: seleção de cosméticos indicados para a região dos seios



Foto 1 de 10 - A indústria cosmética vem investindo em produtos específicos para a região dos seios com a promessa de turbinar a hidratação, a elasticidade e até mesmo a firmeza das mamas; veja a seguir a seleção feita por UOL Beleza Divulgação

FPS neles!
Como a região do colo é formada por uma pele mais fina, ela se torna mais sensível e por consequência vulnerável. Não à toa é uma das áreas que mais ‘denuncia’ a idade da mulher – eis aqui um bom motivo para redobrar os cuidados. Por ser uma área que fica exposta, exige proteção, inclusive para garantir uma textura bonita. O melhor escudo nesse caso -além de um bom hidratante- é o protetor solar. “O fato de ser uma região diretamente exposta ao sol é o principal motivo que leva ao envelhecimento. O filtro solar para essa área deve ter FPS igual ou maior que 30”, alerta a dermatologista Juliana Neiva. É preciso lembrar, no entanto, que os danos vão além do aspecto envelhecido da pele. “Os raios ultravioletas favorecem o aparecimento de manchas, além de acelerar a perda de colágeno, o que resulta em flacidez. Usar protetor solar nessa região é tão importante quanto aplicar no rosto, inclusive o produto usado para proteger a face pode ser aplicado no colo, por ser mais concentrado”, completa a médica Fernanda Tassara, do Rio de Janeiro.

DE OLHO NA FÓRMULA

A seguir, conheça os benefícios que algumas substâncias contidas na formulação dos cosméticos podem trazer
Ácido hialurônico – hidrata e deixa a pele macia ao toque
Derivados da vitamina A, como retinol e ácido retinoico – auxiliam a renovação celular, o que melhora a textura da pele e mantém o viço da cútis
Vitaminas C e E – antioxidantes, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento
Óleos de oliva, argan e macadâmia – os óleos formam uma barreira na pele impedindo a perda de água
Ceramidas, alantoína e ureia – poderosos hidratantes
Hidroquinona, algowhite e derivados de soja – são ativos clareadores que ajudam a manter o tom da pele uniforme prevenindo manchas
Se você pula a segunda etapa do combo de beleza diário “limpeza + tonificação + hidratação” está na hora de mudar de atitude. “Tônicos faciais ajudam a normalizar o pH da pele alterado por sabonetes e outros limpadores, deixando a tez pronta para receber a hidratação”, resume a dermatologista Luciana Lourenço, de São Paulo.
Hoje, há um bônus na função do tônico, afinal a maioria dos produtos conta com propriedades que podem contribuir na penetração dos ativos dos cremes usados depois deles ou que auxiliam no controle da oleosidade, por exemplo. “De quebra, a tonificação remove as impurezas que o sabonete não conseguiu alcançar e, em alguns casos, dão uma mão para a hidratação e estimulam a produção de fibras que dão sustentação à pele”, acrescenta Cristiano Tárzia Kakihara, dermatologista de São Paulo.

Guia de compras: tônicos faciais para peles oleosas, mistas, secas e sensíveis



Foto 1 de 21 - Indicados para serem usados após a limpeza da pele, os tônicos faciais ajudam a equilibrar o pH para melhor absorção de hidratantes e cremes de tratamento; veja a seguir algumas sugestões para os diversos tipos de cútis Divulgação

Bula
Use o produto de manhã e à noite, logo após a higienização do rosto. “Embeba um disco de algodão com quantidade suficiente”, alerta Cristiano. Ao invés de  esfregar, aplique delicadamente o líquido do nariz em direção às extremidades da face, evitando o contato com os olhos.
Para escolher o tônico adequado, leve em consideração o seu tipo de pele. Existe um específico para as normais, mistas, oleosas e secas, cada um com ativos que respeitam as características de cada uma e propiciam melhora global do aspecto da cútis. “Quem está com a pele sensível – que geralmente se irrita, resseca ou fica avermelhada por motivos sutis, como mudança de clima – pode pedir ajuda para o dermatologista na hora da escolha, afinal os tônicos para essa condição costumam ser desenvolvidos com componentes para peles normais, com uma acentuação dos princípios ativos com ação anti-inflamatória”, avisa Cristiano. Nesse caso, os dermocosméticos (vendidos apenas em farmácias) ou manipulados podem ser uma boa solução.

TÔNICO X ADSTRINGENTE

Adstringentes são tônicos que contêm substâncias específicas para o tratamento da pele oleosa, como o ácido salicílico citado anteriormente, embora muitos não façam distinção da nomenclatura. “O adstringente controla a oleosidade e não pode ser usado por quem tem pele seca”, adverte Luciana. Lembre-se que mesmo quem tem pele oleosa, precisa de hidratação, pois excesso de sebo não significa quantidade suficiente de água. Então, complemente a limpeza e a tonificação (mesmo que ela seja feita com adstringente) com um hidratante para o seu tipo de pele. De manhã, o filtro solar é indispensável

Na lista de ingredientes dos bons tônicos, você pode procurar ácidos salicílico e glicólico e enxofre, se a sua pele for oleosa. Para peles normais, o ácido hialurônico e extratos de chá verde, camomila e calêndula são recomendados. Para as peles secas, aposte nos tônicos com agentes calmantes, Aloe Vera e livres de álcool. As fórmulas para peles mistas trazem um mix desses ingredientes.
“No mais, geralmente recomendamos que o tônico seja da mesma linha que o limpador, pois muitas vezes o sabonete precisa que o tônico finalize seu trabalho com a correção do pH. Assim, produtos de marca igual conseguem resultados complementares”, sugere Luciana. Mas esta não é uma regra.


Máscaras faciais têm ação profunda e trazem benefícios à pele; entenda como elas funcionam

Além do hidratante e do creme antiidade é possível recuperar a vitalidade da pele do rosto com as máscaras faciais. O cosmético garante uma ação mais profunda e prolongada de seus benefícios. O motivo? “A forma de aplicação contribui para a ação prolongada, já que o produto fica em contato com a pele na concentração mais alta e por mais tempo. Sem contar que a formulação é confiável, por conta do controle de qualidade da indústria”, explica a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. “As máscaras possuem uma concentração maior de ativos, a oclusão formada pela camada que se forma sobre a pele promove estímulo da circulação, e facilita a penetração dessas substâncias, levando a resultados eficazes”, complementa a dermatologista Solange Teixeira, colaboradora do departamento de cosmiatria e oncologia da Universidade Federal de São Paulo.

Outra vantagem desses cosméticos é agirem de maneira bem específica. Segundo Solange Teixeira, elas podem ser utilizadas para diversos benefícios como hidratar a pele, fechar os poros, aumentar a luminosidade, controlar a oleosidade, diminuir vermelhidão, entre outros. “Sua aplicação ainda favorece resultados mais imediatos e pode auxiliar procedimentos pré-peeling, acalmar a pele no período pós-peeling e pós-limpeza de pele”, resume a especialista. Para a esteticista Roseli Siqueira, do Centro de Estética Integrada de São Paulo, que leva o seu nome, e há mais de dez anos desenvolve máscaras naturais e industrializadas, esse cosmético é eficiente para qualquer alteração da pele: olheiras, acne, sulcos, cansaço, oleosidade excessiva e bolsas na área dos olhos. “Bastam 15 minutos e a cútis apresenta um aspecto muito mais jovem, renovado”, garante a cosmetóloga.

Seleção de máscaras faciais para purificar, hidratar, descansar e revigorar a pele


Foto 1 de 25 - Formuladas com ingredientes ativos mais concentrados, as máscaras faciais prometem revigorar e purificar a pele com uma única aplicação; veja a seleção a seguir e escolha a melhor para as suas necessidades Divulgação

Efeito coadjuvante
A indicação varia de acordo com a necessidade da pele, mas geralmente as máscaras devem ser usadas uma ou duas vezes por semana ou a cada 15 dias. Mas isso não exclui a aplicação do hidratante ou creme antiidade usados no dia a dia. “Os cremes causam um estímulo diário e, de um modo geral, são formulados com vários princípios ativos. No caso das máscaras, é diferente, há uma predominância de poucos ativos, porém utilizados em alta concentração”, explica Patrícia Ritttes. “E o uso das máscaras também não substitui os cuidados diários com a pele como limpeza, hidratação, e principalmente a proteção solar”, destaca Solange Teixeira.

De olho no rótulo
São tantas as substâncias das máscaras industrializadas que é preciso ser objetiva na hora de escolher a ideal.  A dermatologista Patrícia Rittes sugere alguns ativos: “Para uma boa hidratação o produto deve ter ácido hialurônico, por permitir que a célula absorva e retenha mais água. Para proteger a pele do envelhecimento, vale conferir se há vitamina C, um dos maiores antioxidantes que existe, funciona como uma vassourinha que manda embora os radicais livres; e para revigorar, basta verificar se contém ácido retinoico, substância que auxilia na produção de colágeno”, explica. Entre os ativos campeões para controlar a oleosidade está o ácido salicílico, que por ser secativo e antiinflamatório, controla a produção de gordura da cútis. “Hamamélis, própolis e melissa também são adstringentes e previnem a acne. Para acalmar a pele, uma máscara deve conter extratos vegetais de camomila, calêndula, azuleno ou aloe vera e por fim, para nutrir e manter a cútis saudável, basta verificar se o produto possui de vitaminas A e E, elastina ou chá verde”, completa Solange Teixeira. Já a cosmetóloga Roseli Siqueira destaca principalmente o poder das flores, do ouro, dos aminoácidos e do chocolate. “Quando o cacau é aplicado na pele, ele libera endorfina através dos nervos sensoriais. Essa endorfina libera neuropeptídeos que na prática trazem a sensação de bem-estar. Esse processo atua como um colágeno natural, aumentando as fibras de sustentação da pele”, esclarece.

EFEITOS BÁSICOS

Em meio a tantos benefícios, destacam-se quatro versões essenciais das máscaras faciais:
DESCANSO
O principal benefício dessas máscaras é amenizar olheiras e o aspecto de cansaço e abatimento da face – por conta de estresse, pouco sono e tensão diários. Entre as substâncias ideais de suas fórmulas não deve faltar vitamina C, silício orgânico ou ácido hialurônico.
PURIFICANTE
Máscaras com essa propriedade deixam a pele limpa, livre de impurezas e de células mortas. Por isso é imprescindível ter ingredientes esfoliantes – químicos (como o ácido salicílico) ou físicos (microgrânulos em gel) – que por promoverem uma leve descamação na camada superficial da cútis, devolvendo à pele um aspecto uniforme e renovado. Além de desintoxicante, atua contra a acne e melhora manchas.
REVIGORANTE
Ingredientes calmantes e renovadores como extratos de plantas, complexos botânicos e algas marinhas trazem viço e “alma nova” à pele. E o melhor: sem deixá-la seca ou craquelada. Assim como as máscaras purificantes, as revigorantes atuam nas células mortas e pontos de oleosidade excessiva, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas.
HIDRATAÇÃO INTENSA
A regra é bem simples: pele hidratada é pele saudável. Os ingredientes hidratantes ajudam a suavizar, neutralizar e reestruturar a cútis. Assim, conserva-se também o equilíbrio e a elasticidade prevenindo a flacidez e a descamação, típicas das peles mais secas e desvitalizadas. Máscaras hidratantes previnem o envelhecimento precoce, já que promove uma profunda renovação celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário