quinta-feira, 16 de agosto de 2012

5 anos a menos com a maquiagem certa


5 anos a menos com a maquiagem certa

Uma maquiagem benfeita é fundamental para ganhar um ar descansado e rejuvenescido. Já escolher produtos errados ou aplicá-los da maneira incorreta pode fazer o efeito contrário. Experts revelam os truques do make anti-idade

maquiagem

1. Hidratação para começar bem o ritual

Você pode usar uma base revolucionária, o blush mais falado na internet, o batom de efeito mate mais
lindo do universo... nenhum produto vai dar um resultado natural e impecável se o seu rosto estiver ressecado e descamado! Com o avanço da idade, a pele tende a perder água com mais facilidade, por isso é importante redobrar os cuidados. Os dermatologistas recomendam cremes à base de ácido hialurônico, ativo que atrai as moléculas de água, deixando a pele mais hidratada e lisa. Oleosidade é o seu problema? Nem pense em dispensar a hidratação, pois óleo não é água. Lance mão de um produto de textura leve, de preferência loção ou sérum, e que contenha ação antibrilho.

2. Primer, muito prazer!
Se você ainda não conhece, estamos falando de um produto rico em silicone que deve ser aplicado antes da base. "Além de aumentar a durabilidade da maquiagem e dar um toque aveludado à pele, também contém partículas de disfarce ótico, que suavizam as pequenas imperfeições, como linhas, rugas e manchas", fala Penelope Beolchi, maquiadora de São Paulo. "Só não vale exagerar na quantidade. O excesso de primer forma uma camada grossa sobre a pele, deixando-a opaca e, portanto, perdendo o ar fresco", explica Jackie Melo, maquiadora do Studio W, em São Paulo.

3. Base líquida para não marcar ruguinhas 
Por permitir a construção de várias camadas (conforme a necessidade de cada pele), a base líquida é
a opção perfeita para dar o efeito natural sem evidenciar as linhas de expressão. "Não recomendo os produtos com alta defnição. Na minha opinião, as bases HD prometem pele perfeita, mas são secas e pesadas. É melhor optar pelas mais fuidas que refetem a luz e deixam o visual iluminado", explica Jackie. Para aplicar a base, use o pincel duo fber (aquele redondo e grosso com cerdas pretas e brancas nas pontinhas), que não deixa o cosmético acumular e garante um resultado homogêneo.

4. corretivo com moderação
Camufar olheiras não é uma missão fácil para ninguém - se exagerar, pode causar a impressão de que você está de máscara. O resultado piora para as mulheres que já têm pés de galinha, já que eles fcam marcados, especialmente com as versões compactas, cremosas ou em bastão, mais densas e que se acumulam nas linhas. "A melhor alternativa é o corretivo líquido. Ele não é tão efciente para cobrir olheiras, mas, em compensação, deixa a maquiagem mais natural", sugere Penélope.

5. Adeus, pó compacto!
Os maquiadores usam cada vez menos pó compacto por causa do efeito craquelado que ele causa na
pele madura - nas mais jovens, que não precisam de tanta correção, os pós estão sendo substituídos pelos BBCreams. Mas o produto tem o seu valor: controla o brilho do rosto. "Se você tem pele oleosa, aposte no pó translúcido solto e aplique-o apenas sobre a testa, o nariz e o queixo. Um brilho sutil é bem-vindo e dá naturalidade", fala Jackie. Outro truque, esse da Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C: "Pressione um lenço de papel fno no rosto, por cima do make, para evitar o brilho excessivo".

6. Blush no lugar certo
Ele é indispensável para quem quer ganhar ar de saúde. "Para um efeito rejuvenescedor, o ideal é realçar a parte superior das maçãs do rosto", diz Penelope, que evita passar o blush na diagonal, da bochecha às têmporas, se o objetivo for parecer mais jovem. As novas texturas de blush - em creme, em mousse ou líquido - também são boas opções, porque se fundem perfeitamente com a pele dando a impressão de um rubor natural e iluminando o look.

Você já ouviu falar em BBCream?

A novidade que está dando o que falar promete substituir a base. Descubra se vale o investimento!

Por Nádia Tamanaha
BBCreamFoto: Fabio Heizenreder
A sigla BB virou febre no mundo da maquiagem e signifca bálsamo de beleza ou beauty balm, em inglês - alguns falam em blemish balm (bálsamo para imperfeição). O produto é multifuncional: acalma a pele, hidrata, tem fltro solar, serve como primer e ainda cobre pequenos defeitinhos, como manchas e espinhas. Com todas essas funções, será o fm da base? "Se você quiser, pode substituí-la pelo BBCream. Mas vale lembrar que a cobertura desse tipo de cosmético não é tão poderosa. "Recomendo para quem não se adaptou à base ou para usar nos dias de correria", fala Vanessa Rozan, maquiadora do Liceu de Maquiagem, escola de São Paulo. No exterior, marcas como Clinique, Garnier e Bobbi Brown já fabricam o produto. Aqui no Brasil, por enquanto, a única opção é o Beauty Balm, da M.A.C (147 reais).


 

Nécessaire básico

Os produtos que você precisa ter à mão todo dia

Por Camila Gaio
Left3-disabled
Right3-enabled
Necessaire básicoÁgua termal, Avène, R$ 29.

Make de madrinha

Inspire-se na maquiagem das celebridades para escolher a sua

Por Camila Gaio
O mês de maio é conhecido por reunir uma grande concentração de casamento. Para fazer bonito nas festas, não basta acertar apenas no vestido e nos acessórios, a maquiagem também pode contar muitos pontos a favor (ou contra) no look. Inspire-se no make usado pelas celebridades para cruzar o tapete vermelho e escolha a sua maquiagem para brilhar na festa.

Jennifer Lopez
Se a intenção é valorizar os olhos, aposte em uma sombra grafite esfumada nas pálpebras. Ela pode contornar os olhos, sendo aplicado inclusive, próximo aos cílios inferiores. Lápis preto e bastante máscara para cílios realçam ainda mais o visual. Para completar, batom nude e blush pêssego.








Cameron Diaz
O batom alaranjado é uma boa opção para quem tem a pele clara. A atriz Cameron Diaz deixou o foco nos lábios e apostou em uma sombra com brilho discreto para os olhos e blush rosa claro.










Beyonce Knowles 
Para realçar sua pele morena, Beyonce escolheu um gloss pêssego. Nos olhos, delineador preto com traço mais grosso e máscara para cílios. O blush, também em tom de pêssego, deixa o rosto com um ar saudável.









Sarah Jessica Parker

A sombra azul valorizou os olhos claros de Sarah Jessica Parker. A atriz apostou na cor abaixo dos cílios inferiores e em uma tonalidade mais clara na pálpebra móvel. Lápis preto no contorno dos olhos e batom rosa finalizam a maquiagem.









Jennifer Aniston

Quem preferir um make mais natural pode fazer como a atriz Jennifer Aniston e criar um visual clean. A pele bem feita ganhou blush nas maçãs do rosto e, os lábios, um batom cor de boca. Na pálpebra foi aplicada uma sombra perolada e delineador levemente puxado.









Anne Hathaway

Um visual clássico e elegante é facilmente conquistado com batom vermelho, pele bem finalizada e delineador estilo gatinho. Cílios postiços com bastante volume deixam tudo ainda mais glamoroso.










Natalie Portman

A atriz Natalie Portman escolheu uma maquiagem simples, mas ao mesmo tempo elegante: sombra marrom esfumada no côncavo dos olhos, lápis preto na linha d’água e batom rosa. O blush, também rosado, incrementa o visual.









Angelina Jolie

O batom vermelho é sempre uma boa pedida para incrementar o make. No visual de Angelina Jolie, ele acompanha sombra esfumada no côncavo e olhos marcados com um traço fino de delineador.










Julia Roberts

O make de Julia Roberts traz sombra grafite esfumada na pálpebra móvel, lápis preto na linha d’água e bastante máscara para cílios. O look é finalizado com batom clarinho e blush pêssego nas maçãs do rosto.










Scarlett Johansson 

Olhos bem delineados, com traço que vai até a parte externa, foram iluminados com sombra perolada, usada no canto interno. O batom terroso de aspecto cremoso deu mais vida à maquiagem de Scarlett Johansson.

Garota metálica

Sombras, esmaltes e batons metalizados vão garantir a ousadia que a sua maquiagem da noite merece. Aprenda a usar aqui!

Por Débora Lublinski e Valéria Massi

Nos olhos

Prata, ouro e bronze são as apostas mais versáteis da estação. "As mulheres de pele clara ficam lindas com sombra, em pó ou cremosa, prateada e as morenas podem abusar do dourado e do cobre", sugere Kiko de Lima, maquiador de São Paulo. Mas as versões metálicas do verde-esmeralda e do azul-marinho também estão em alta. As sombras invadem a pálpebra fixa e devem ser esfumadas até próximo da sobrancelha. Na boca, aposte no gloss translúcido ou no nude. A textura "molhada" do cosmético combina com o metalizado dos olhos.









Nas unhas

Os esmaltes metálicos foram aparecendo, tímidos, durante o verão. Mas agora, no outono, vieram mais cromados do que nunca. Além dos clássicos prateado, dourado e cobre, vermelho (chique!), azul-marinho, roxo e versões furta-cor, que misturam verde com ouro, por exemplo, estão nas unhas das mulheres descoladas. "Inglesinha (como a da foto com a pontinha prata), meia-lua, ombré glitter (com efeito degradê) tornam a brincadeira mais inusitada e divertida", fala Jack Cardoso, designer de unhas da Cosmopolish, em São Paulo.









Na boca

Esquecidos por um bom tempo e considerados até ultrapassados, os batons metálicos voltam à cena. Cobre e dourado estiveram presentes nos desfiles de inverno e caem bem tanto para loiras como morenas. E, ao contrário do que se usava há alguns anos, o novo batom metálico não deve combinar com um look bronze total (blush e sombras nesse tom). "Nas bochechas, vá de cor de saúde (pêssego ou café com leite), nos olhos, muita máscara para cílios preta. No máximo uma sombra marrom", recomenda Kiko.











Esqueça o pó facial. Sombras e batons metalizados pedem uma pele com aparência hidratada, conquistada com base de efeito luminoso (com partículas refletoras de luz, que disfarçam imperfeições sem deixar o aspecto carregado). O iluminador, fundamental, deve ser aplicado no ossinho das maçãs do rosto e logo abaixo da linha das sobrancelhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário