O cabeleireiro Wanderley Nunes, em sua coluna no site oficial de Gisele Bündchen, ensina os truques para se obter um cabelo de Übermodel.

Em seu passo a passo, Wanderley Nunes dá dicas para as mulheres que babam pelo cabelo de Gisele Bündchen. “Ela [Gisele] tem uma cor de cabelo natural muito bonita, então só precisa de alguns pequenos truques para chegar neste efeito dourado. Essa cor combina melhor com peles brancas ou rosadas, mas existem técnicas que podem criar um efeito inspirado no look da Gisele para os demais casos”, conta o cabeleireiro, que destaca ainda que deve-se respeitar as características estéticas de cada mulher.

O “efeito Gisele”, segundo Nunes, é feito com “leves reflexos na cor dourada, sempre mantendo a raiz levemente mais escura em relação às pontas, para que o contraste não seja tão gritante. Fazemos mechas em todo o comprimento, usando uma técnica apropriada para não criar marcações. O truque é fazer mecha a mecha "artesanalmente", sem touca. O clareamento é gradual, para que ele fique mais forte nas pontas.”

Wanderley Nuner fez ainda um pequeno guia com truques para cada cor de cabelo:

- Loiro: mulheres com tons loiro claro ou escuro já têm meio caminho andado para ter a poderosa cor da Top. É só fazer os reflexos em tons de dourado em todo o cabelo.

- Castanho claro e escuro: esses tons exigem cuidados especiais na hora de buscar a tonalidade da Gisele. Tudo para não criar grandes contrastes dos reflexos com a cor de fundo, que pode ser mantida natural. São nesses casos que sugiro a aplicação de um tonalizante depois de feitos os reflexos.

- Preto e ruivo: essas mulheres precisam clarear os cabelos antes de fazer os reflexos. Sugiro um clareamento de cinco a seis tons antes de se submeter à técnica. Nesses casos, segue-se a mesma proposta dos cabelos da modelo, sem chegar a um loiro total, preservando as características estéticas da mulher.


Hidratação
No que diz respeito a hidratação, o cabeleireiro sugere “produtos à base de óleo de argan, que dão brilho e maciez aos fios, além de eliminar o frizz”. “Uma superdica é trocar definitivamente o condicionador pelas máscaras de tratamento e usar sempre um bom protetor térmico antes do secador”, ensina Wanderley Nunes.

Para conseguir o efeito ondulado das top models, Nunes diz que mulheres de cabelos lisos “podem aplicar uma grande bola de musse fixadora em todo o cabelo e, com os fios quase secos, fazer um coque baixo ou algumas tranças espalhadas pela cabeça, soltando depois de seco”.

Já as mulheres de cabelos ondulados ou cacheados, o ideal é “uma técnica que ‘abre’ as ondas: separar o cabelo em mechas largas e torcer levemente com o dedo − uma mecha torcida para a esquerda, outra para a direita e assim sucessivamente”. (BD)