terça-feira, 24 de julho de 2012

Relaxamento e alisamento capilar


Matéria da Revista Cabeleireiros.com - Edição 9

ImprimirRelaxamento e alisamento capilar

Avalie: 12345
CÁLCIO, SÓDIO OU LÍTIO? QUAL USAR?

Com o intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre ativos de relaxamento e alisamento capilar, damos como referência os princípios ativos mais utilizados hoje pelos profissionais cabeleireiros. Trata-se de um assunto simples, mas de grande conteúdo. Para melhores esclarecimentos aconselhamos o profissional a participar de diversos cursos, para definir qual e quando usar estes ativos.

Hidróxido de Cálcio

O cálcio é usado em sua forma de hidróxido de cálcio, incorporado em uma base cremosa, que precisa ser ativado pelo carbonato de guanidina. O hidróxido de guanidina resultante possui atividade relaxante bastante versátil e é, atualmente, um campeão entre os relaxantes já que possibilita desde uma abertura de cachos até um perfeito alisamento. Com boa técnica, e um bom conhecimento das condições do fio, torna-se possível colorir os cabelos durante o relaxamento. Não restringe público podendo ser utilizado em crianças, gestantes e em cabelos coloridos, ou até mesmo provenientes de outras químicas de relaxamento, desde que estejam em condições saudáveis. A única restrição são os cabelos descoloridos e os fragilizados, pelo simples fato que estes não agüentam nem mesmo o sol do dia-a-dia. Um dos grandes fatores que contribuiu para o sucesso do uso do cálcio, como ativador da guanidina, foi o seu tempo de ação, relativamente mais lento quando comparado com outros ativos relaxantes, o que permitiu maior segurança e tranqüilidade no seu manuseio. Muitos profissionais, que trabalhavam apenas com coloração, corte e penteado, sentiram-se mais seguros em trabalhar com relaxamento e até passaram a ser mais ousados chegando a resultados jamais obtidos.

Hidróxido de Sódio

O hidróxido de sódio é um alisante cáustico extremamente tradicional. É ideal quando o objetivo é simplesmente alisar um cabelo virgem. Sua ação é rápida e intensa, penetrando imediatamente no fio, e age de modo não muito controlável. O cabelo deve ser resistente e o profissional deve ter habilidade em trabalhar com o produto. Os riscos são maiores, porém, os resultados são gratificantes. Por não tolerar incompatibilidades, o sódio não deve ser aplicado sobre cabelos provenientes de outras químicas. Quando incorporado a uma boa base cremosa, e aplicado por um profissional conhecedor desse produto, os cabelos ficam com brilho e aspecto macio e natural. O maior problema do sódio é que, por diferença de poucos segundos, o cabelo corre o risco de ficar “espetado” escancarando o alisamento e expondo um formato “fabricado”. Um bom relaxamento deve parecer natural. Outro problema é que, devido à velocidade e intensidade com que atua, causa irritação no couro cabeludo com muita freqüência, exigindo cuidado redobrado na proteção e restringindo o público.

Hidróxido de Lítio 

O hidróxido de lítio age de forma semelhante ao sódio, porém, de forma mais lenta e suave. Infelizmente não apresenta a mesma versatilidade do cálcio, mas, quando usado em concentrações baixas e por um bom profissional pode-se relaxar um cabelo mechado, ou mesmo descolorido, desde que se tenha um bom conhecimento de diagnóstico do fio, técnica de aplicação e um cabelo bem cuidado. Neste caso, em especial, a base cremosa, onde o hidróxido de lítio está incorporado, deve ser bastante emoliente e hidratante para suprir as deficiências do fio e controlar um pouco a ação do lítio sobre o cabelo já enfraquecido. Deve-se levar em conta que, se o fio já está muito poroso, o que poderemos conseguir será apenas alinhá-los um pouco, acalmando as madeixas, e assim proporcionar mais brilho e um aspecto saudável.

O diagnóstico do cabeleireiro e o bom senso continuam sendo fatores primordiais na hora de escolher um produto e executar um trabalho com algum dos ativos acima citados, evitando qualquer surpresa. Nunca esquecendo que o teste de mecha é de extrema importância, e que cada cabelo apresenta um grau de resposta diferente para cada tratamento.

Se você tem alguma dúvida sobre relaxamento, ela pode se tornar tema na próxima edição. Entre em contato conosco, o mais breve possível, por fax (11 6198-0071) ou e-mail (bsg@bsg-world.com), aos cuidados de Concepción C. Tonin.

Celso Kamura aponta as tendências de beleza para o verão 2013

Por Rebeca Alcoba | em 19/06/2012
Celso Kamura aponta as tendências de beleza para o verão 2013
O cabeleireiro Celso Kamura faz um balanço das tendências de beleza para a primavera/verão 2013. Na maquiagem, ele destaca os primers para fecharem os poros, que tendem a ficar mais abertos na estação quente. "O primer além de fechar os poros, controla a oleosidade e mantêm o make por mais tempo". Ele indica o Porefessional da Benefit e o BB Cream da M.A.C., que é três em um.
Para Celso Kamura, o truque de beleza do verão 2013 será o uso dos cílios postiços, que estão cada vez mais populares. Prova disso, é que a marca Klass Vough já desenvolveu cílios com adesivo, mais fáceis de aplicar. Quem não gosta, deve caprichar no uso das máscaras, para alongar e preencher os fios.
Como a temporada é mais solar, os blushes seguem uma linha natural. "Os tints da Benefit são ótimos porque não saem na água e dão um ar de saúde para quem ainda não está bronzeada".  As tonalidades coral, laranja e rosa-antigo vão voltar. Celso alerta para ter cuidado com os blushes bronzant. "Nada de ficar parecendo que acabou de participar de um rally!", brinca.

Cabelos do verão 2013

Agora os cabelos do verão 2013 serão lisos. "Mas, não o liso chapado, é a vez do liso escovado e com
movimento". Os cachos também estão em alta, mas sempre com produtos específicos para modelar, tirar o frizz e controlar o volume. Já o comprimento da vez é um longuete, cerca de quatro dedos abaixo dos ombros. Quanto às colorações, segundo Kamura, voltam os reflexos mais claros, os loiros acesos, caramelos, vermelhos e amendoados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário